Açoriano Oriental
Micaelenses podem circular na rua este domingo à tarde apenas para votar

Com as eleições para a Presidência da República à porta e as restrições à circulação de pessoas na via pública anunciadas recentemente pelo Governo Regional para São Miguel, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclarece que o direito de voto constitui uma das exceções ao confinamento previstas na lei portuguesa.

Micaelenses podem circular na rua este domingo à tarde apenas para votar

Autor: Carolina Moreira

Isto significa que, apesar de o Governo Regional ter imposto o recolher obrigatório ao fim de semana a partir das 15h00, este domingo vai ser possível circular na rua depois desse horário, mas apenas para os micaelenses que, até ontem, se inscreveram para exercer o voto antecipado.

O porta-voz da CNE, João Tiago Machado, realça ainda ao Açoriano Oriental que a mesma exceção se aplica no domingo, 24 de janeiro, dia em que será eleito o próximo Presidente da República, se as restrições determinadas pelo executivo regional ainda se mantiverem na ilha.

O próprio decreto do Governo da República, no âmbito da declaração do novo estado de emergência, dá conta da exceção da “ participação, em qualquer qualidade, no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República, nos termos do Decreto-Lei n.º 319-A/76, de 3 de maio, na sua redação atual, designadamente para efeitos do exercício do direito de voto”.

De referir que a nível regional, o Ministério da Administração Interna ainda não disponibilizou os dados relativos ao número de açorianos inscritos para o voto antecipado.
Contudo, a nível nacional, ontem já se sabia que perto de 197 mil pessoas pediram o voto antecipado em mobilidade para as presidenciais de 24 de janeiro, exercendo esse direito este domingo, dia 17.

Esta é a décima vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976, tendo a campanha eleitoral começado no dia 10 e terminando a 22 de janeiro.

Concorrem a estas eleições presidenciais sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.