MBA português em Marketing Imobiliário arranca em Outubro


 

Lusa / AO online   Economia   24 de Set de 2007, 12:41

A Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI) lança este ano lectivo o primeiro MBA português em Marketing Imobiliário para dar resposta aos novos desafios deste sector empresarial.
"É a primeira vez que se cria em Portugal um curso em Marketing Imobiliário. Temos de passar de uma cultura baseada no instinto, para uma cultura empresarial, mais moderna, com conhecimentos profundos num sector cada vez mais profissional", explicou à agência Lusa o coordenador do MBA, Ricardo Ribeiro de Almeida.

De acordo com o responsável, o curso procura dar resposta aos desafios criados pela "crescente concorrência, existência de cada vez menos terrenos e mais caros e por um mercado globalizado e mais profissional".

"O investimento das empresas espanholas de cerca de 500 milhões de euros em 2006 em Portugal, deixa claro que vamos ter cada vez mais concorrência, e logo as nossas empresas têm que ter mais exigências de qualidade nos produtos e na forma como são promovidos", salientou Ricardo Ribeiro de Almeida.

Sublinhando o peso do sector do imobiliário na economia portuguesa - representa 20% das empresas portuguesas, 17% do volume de emprego e 13% do volume de negócios - Ricardo Ribeiro de Almeida aposta na formação especializada.

O MBA arranca a 5 de Outubro, em horário pós-laboral e com a duração de um ano, com cadeiras tão diversas como Gestão de Produto Imobiliário, Técnicas de Comunicação Empresarial, Estratégias de Prospecção e de Vendas, Direito da Publicidade, Psicologia da Liderança, Marketing Aplicado ao Imobiliário, Relações Públicas e Imobiliário e Marketing Internacional do Imobiliário.

Além destas, serão também leccionadas duas cadeiras práticas - Marketing aplicado aos principais mercados imobiliários e Marketing aplicado às profissões ligadas ao imobiliário.

"São duas cadeiras muito práticas, com palestras de especialistas quer em engenharia, arquitectura, entre outras áreas, que vão apresentar uma fusão entre a prática e a teoria", explicou o coordenador, acrescentando que de uma maneira geral o curso é dado por consultores com experiência nas várias áreas do mercado imobiliário.

Segundo o responsável, o Marketing Imobiliário é um conjunto de técnicas relacionadas com a concepção do produto, preço, distribuição e promoção que devem ser aplicadas pelos promotores, mediadores, construtores e projectistas.

"O Marketing vai muito além das vendas e da publicidade. Implica um relacionamento assíduo com a comunicação social, a publicidade sobre a empresa e o produto, implica uma estratégia de lobbie - num sentido transparente, como técnica de negociação - com as entidades públicas, de comunicação com os decisores do poder político e com a opinião pública", disse.

O novo MBA será hoje apresentado na ESAI às 17:00 num seminário consagrado ao tema "Marketing Imobiliário no Século XXI".
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.