Mau tempo sem consequências graves

O mau tempo que se fez sentir esta madrugada nos Açores não provocou prejuízos graves, originando apenas a queda de árvores em São Jorge e a inundação de uma moradia em Vila Franca do Campo, em São Miguel.


O balanço dos prejuízos feito pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores indica ainda que o mau tempo provocou também estragos no telhado de uma habitação na Praia da Vitória, na ilha Terceira, mas não foi obrigou ao realojamento da família que ali reside.

Por precaução, atendendo à previsão de agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores, o Governo Regional decidiu encerrar hoje todas as escolas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial).

A Proteção Civil emitiu para hoje alertas de chuva forte e vento nos Açores, que se devem prolongar até à noite, devido à aproximação de uma "superfície frontal oclusa com forte atividade", segundo o Instituto de Meteorologia.

Neste sentido, o Serviço Regional de Proteção Civil recomenda às populações que guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem os sistemas de drenagem e consolidem telhados, portas e janelas, pedindo ainda aos automobilistas cuidados redobrados na circulação nas estradas.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024