Marinha alerta para ventos fortes e agravamento do estado do mar nos Açores

A Marinha alertou hoje a comunidade marítima e a população do arquipélago dos Açores para a previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar, em especial do grupo ocidental e central.


“À comunidade marítima recomenda-se o reforço da amarração e uma vigilância cuidada das suas embarcações atracadas, bem como a consulta regular dos avisos à navegação e da previsão meteorológica e outras informações sobre a praticabilidade dos portos", junto das respetivas capitanias, "evitando sair para o mar até que as condições melhorem”, refere a Marinha, em comunicado.

Segundo a Marinha, as ondas podem atingir os sete metros de altura e terão maior “incidência no grupo ocidental e central a partir do fim da manhã de terça-feira”.

A situação vai manter-se em grandes alterações até ao final da manhã de quinta-feira (29 de dezembro), indica.

No comunicado, é aconselhado aos pescadores lúdicos para evitarem pescas em zonas de “arriba nas frentes costeiras” e à população em geral que evite passear junto à costa ou aproximar-se da rebentação.

O grupo ocidental inclui as ilhas das Flores e do Corvo e o grupo central inclui as ilhas do Pico, Terceira, Graciosa, São Jorge e Faial.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares