Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística dos Açores

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Mais de uma centena de formandos iniciaram o 3º Período online


TCP 3

Apesar de todos os constrangimentos decorrentes da situação de pandemia mundial, 3º Período arranca sem sobressaltos e em ambiente interativo

A Escola de Formação Turística e Hoteleira iniciou ontem, dia 14, o 3º Período do ano letivo escolar 2019/2020, seguindo as orientações e diretivas da tutela da educação regional e nacional.

Sensivelmente um mês após ter sido decretado o Estado de Emergência no país e na Região, e consequentemente o fecho das Escolas, devido à pandemia mundial Covid-19, os formandos voltaram ao estudo e ao trabalho a partir de casa, fazendo cumprir uma iniciativa inédita no nosso país, como é o Ensino à Distância.

A partir de casa, em segurança e protegidos de fontes de contágio do novo Corona vírus, perto de uma centena de formandos e cerca de 20 formadores, deram corpo a um Plano de Trabalho que foi preparado com minúcia no decorrer das semanas antecedentes. Os formandos dos cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar, dos 1º, 2º e 3º anos, iniciaram os trabalhos em ambiente de cooperação e boa disposição, visto que se tratando de algo totalmente novo para todos, foi necessário ultrapassar a barreira da timidez e da desconfiança iniciais relativamente às novas tecnologias.

Em ambiente interativo, utilizando plataformas como o Zoom e o SGE, os alunos receberam sessões de formação síncronas, através de videoconferência, e sessões mistas, cuja presença dos formadores surge para orientar atividades e tarefas feitas autonomamente, pretendendo desenvolver um ensino simultaneamente inovador e moderno mas que desperte os formandos para questões como o meio ambiente, a cidadania, através de atividades propostas pelos docentes.

Os ensinamentos científicos, culturais e técnicos não foram assim descurados e tudo aponta para que o ano letivo na EFTH termine com a normalidade desejada, de modo a preparar-se o quanto antes o ano letivo de 2020/2021.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Pimenta, Portela e campeões do mundo K2 500 metros selecionados
Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 metros em Tóquio2020 e prata em K2 1.000 em Londres2012, João Ribeiro e Messias Baptista, atuais campeões mundiais em K2 500, e Teresa Portela são os canoístas portugueses selecionados para Paris2024.
 
Alterações climáticas de "origem humana" responsáveis pela vaga de calor no Sahel
Um estudo publicado concluiu que a vaga de calor que atingiu o Sahel no início deste mês está ligada às alterações climáticas "induzidas pelo homem".
 
PIB mundial pode diminuir até 10% se temperatura aumentar três graus
O Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode diminuir até 10% se a temperatura do planeta aumentar três graus Celsius (ºC), indica um estudo publicado na revista científica Nature Climate Change.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados