Açoriano Oriental
Mais de 600 peças em núcleo museológico que almeja nova vida em São Miguel
O núcleo museológico dos Fenais da Luz reúne mais de 600 peças antigas doadas, consistindo num espaço que pretende dinamizar a sua ação no transportar dos visitantes para uma viagem na história da freguesia de Ponta Delgada.
Mais de 600 peças em núcleo museológico que almeja nova vida em São Miguel

Autor: Lusa / AO online


Uma das áreas centrais do núcleo "é a caracterização das atividades típicas da freguesia, a pesca, a agricultura e as vindimas", disse o presidente da Associação do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, Victor Dias, à agência Lusa.

Com 7,67 quilómetros quadrados de área e com cerca de dois mil habitantes, a freguesia orgulha-se de ter um espaço museológico, mas a associação, criada há quatro meses, quer dinamizar aquele núcleo para projetar a freguesia e atrair turistas.

"O núcleo está a desenvolver um protocolo com o Museu Carlos Machado, na cidade de Ponta Delgada, que permite adquirir conhecimentos junto daquela instituição. Vamos etiquetar as várias peças e dar uma projeção maior ao espaço", explicou o responsável, acrescentando que a ideia é também realizar no imóvel atividades culturais, adiantando que este mês já foi realizada uma oficina de vimes.

Outra das prioridades é a conservação dos bens que existem no núcleo, mais de 600 objetos que divulgam o património antigo e a vivência da freguesia, alguns doados e outros adquiridas pelo anterior executivo da Junta de Freguesia.

Os visitantes quando entram no espaço museológico quase regressam ao passado e podem observar um barco de pesca, as lanternas, utensílios usados pelos pescadores, alguns objetos da agricultura ou ainda a réplica de um moinho de milho, salientou.

"Todos os elementos expostos representam estas atividades da freguesia, mas há ainda a recriação de uma casa antiga com um quarto de cama, uma sala de jantar e um forno", adiantou Victor Dias, referindo que o núcleo foi reaberto em 2015 e era uma gestão da Junta de Freguesia, mas está sob a alçada da associação.

O espaço museológico ocupa um imóvel antigo em pedra de lavoura junto à costa.

As visitas só podem ser realizadas por marcação prévia através da página do núcleo na rede social 'facebook' ou Junta de Freguesia, mas o objetivo é ter o espaço aberto diariamente.

"Não é muito comum uma freguesia ter um núcleo museológico com variadíssimas peças. Todo o património é da junta que cedeu o edifico e os bens à associação, que quer potenciar o espaço", frisou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados