Assembleia Legislativa Regional

Maioria PS não altera modelo de transporte aéreo

A maioria socialista na Assembleia Legislativa Regional recusou terça-feira alterar o modelo de transporte aéreo de passageiros, apesar das críticas apresentadas numa petição entregue no Parlamento.


O abaixo-assinado, subscrito por mais de 2.500 pessoas, reivindicava a diminuição das tarifas para residentes nas viagens inter-ilhas e ao Continente mas a bancada do PS lembrou que o tarifário aplicado pela SATA Air Açores está a «níveis mais baixos» do que os valores praticados há dez anos.

    Lembra também a maioria socialista que, durante este ano, serão implementadas tarifas promocionais nas rotas inter-ilhas, do Canadá e Estados Unidos da América, bem como nas ligações dos Açores para o Continente.

    A petição, que já tinha sido analisada pela Comissão de Economia da Assembleia Regional, subiu hoje a plenário para discussão mas a maioria dos deputados não atendeu às pretensões dos peticionários.

    O documento defendia também a criação de uma tarifa única para os emigrantes açorianos que viajassem para as ilhas e a equiparação dos imigrantes a residentes, para efeitos de transportes aéreos.

    Os deputados do PS entendem, porém, que a tarifa única para emigrantes «não é praticável num mercado global e aberto» e realçam o facto de já terem sido estabelecidas tarifas promocionais, tarifas especiais de encaminhamento para outras ilhas e uma redução de 50 por cento no custo do transporte de bagagem.

    Quanto à equiparação de tarifas dos imigrantes a residentes, para efeitos de transportes aéreos, os socialistas lembram que esta é uma matéria que se encontra, nesta altura, em discussão na Assembleia da República.

    Os subscritores da petição consideram, apesar de tudo, que as tarifas praticadas pela SATA «não têm como objectivo primordial o interesse das populações dos Açores» mas apenas «os bons resultados da empresa no campo financeiro», isto a pensar, naturalmente, na privatização da companhia.

    Segundo os deputados, a privatização da SATA terá de ter em conta o desenvolvimento económico da empresa mas também «a defesa dos interesses de mobilidade dos açorianos».

    Os deputados da bancada do PSD contestam as conclusões da Comissão de Economia, subscritas pelos socialistas, porque entendem que a petição «reflecte o descontentamento dos açorianos relativamente ao serviço público de transporte aéreo.

    Para os sociais-democratas, a manutenção do actual modelo «não serve os açorianos e a economia da Região, nem tão pouco mostra abertura para as necessárias alterações».
PUB

Um total de 450 estudantes açorianos receberam o pagamento da bolsa de estudo relativa ao ano letivo 2025/2026, no âmbito do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes no Ensino Superior, informou o Governo dos Açores