Açoriano Oriental
Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e doou pela primeira vez ao continente

A Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e este ano, pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde fez doações ao território nacional, anunciou hoje o governo madeirense.

Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e doou pela primeira vez ao continente

Autor: Lusa/AO Online

“A Região Autónoma da Madeira é autossuficiente em matéria de reservas de sangue. Os números baixaram durante a pandemia, mas, entretanto, voltaram a estabilizar”, lê-se na informação disponibilizada pelo gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

Segundo a nota, a região tem atualmente cerca de 3.000 dadores benévolos de sangue que garantem perto de 6.000 dádivas por ano.

Os dados foram avançados no âmbito de uma reunião realizada hoje entre o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, com a Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira (ADSRAM).

O Governo Regional também destaca que “este ano, e pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde doou sangue ao continente (território nacional), tendo sido possível facultar 125 unidades de sangue ao Instituto Português do Sangue”.

Ainda sobre o encontro de hoje, o executivo adianta que os elementos da ADSRAM “deram a conhecer as atividades que estão a ser desenvolvidas no âmbito da promoção da dádiva de sangue e de estilos de vida saudáveis”.

Esta associação desenvolve a sua atividade em colaboração com o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Serviço de Saúde da Madeira, no sentido incentivar a doação de sangue para fins terapêuticos, realça o comunicado.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.