Açoriano Oriental
Luzense, sem certificação, pede para subir ao campeonato dos Açores

O Grupo Desportivo Luzense (GDL) enviou um ofício à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em que pede que seja reconhecido o direito do clube em participar no Campeonato de Futebol dos Açores(CFA) na próxima temporada, após a conquista do troféu de campeão da AFAH.

Luzense, sem certificação, pede para subir ao campeonato dos Açores

Autor: Henrique Linhares

A formação da ilha Graciosa sagrou-se campeã após empatar 1-1 no terreno do Urzelinense, na última jornada da competição.
Contudo, o clube não reúne a certificação mínima de duas estrelas da escola de formação exigida nos regulamentos para participar no CFA.
O Luzense lança um apelo a um “Regime Especial que permita, em condições especiais, e ao abrigo do Princípio da Igualdade e do Sub Princípio da Discriminação Positiva, ao Grupo Desportivo Lajense subir ao Campeonato deFutebol dosAçores de 2023/2024”, pode ler-se no ofício assinado pela direção.
O emblema graciosense considera ter sido um “justo vencedor” do troféu que garante o direito de representar a AFAHna prova regional, considerando ainda que na época passada “salvo erro, foi aberto um precedente”. Isto porque, segundo o GDL, “foi permitido a um clube que disputasse o Campeonato de Futebol dosAçores sem qualquer certificação concluída, isto é, em condições análogas às condições atuais do processo de certificação do Grupo Desportivo Luzense”.
A direção não se conforma e considera que é “imperioso que valorizem o mérito de quem ganha e devolvam o futebol ao futebol”.
Recorde-se que o Luzense, orientado pelo experiente treinadorRicardo Cravo, terminou com oito pontos, no primeiro lugar, a fase de apuramento de campeão da AFAH, mais um que o Urzelinense, da ilha de São Jorge.
Na última posição ficou o Vilanovense, conjunto do concelho da Praia daVitória que arrecadou um ponto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados