Açoriano Oriental
Líderes da UE discutem política externa
Os líderes europeus encontram-se hoje em Bruxelas para discutir a política externa europeia, mas a reunião deverá ser dominada por outros temas mais polémicos, como o endurecimento da disciplina orçamental ou a expulsão de ciganos em França.
Líderes da UE  discutem política externa

Autor: Lusa/AO Online

A Cimeira de Bruxelas foi inicialmente convocada para discutir a forma de melhorar a política externa europeia, à luz da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, de modo a tornar a União Europeia um verdadeiro ator global.

Na carta-convite enviada terça feira aos chefes de Estado e de Governo dos 27, o presidente do Conselho, Herman van Rompuy, explica que o principal objetivo é dar um novo ímpeto às relações externas da UE – motivo pelo qual a cimeira contará também com a presença dos chefes de diplomacia dos 27 -, e preparar já o que deverá ser a posição da Europa nas cimeiras que se avizinham com parceiros estratégicos.

Mas os chefes de Estado e de Governo também vão fazer o ponto da situação sobre o endurecimento da disciplina orçamental dos Estados-membros da UE, uma medida pedida na primavera, na altura mais difícil da crise na Grécia e na Zona Euro.

Os 27 querem impedir novas derrapagens nos orçamentos nacionais e concordam com a criação de um “semestre europeu” em que cada país enviaria as grandes linhas orçamentais do ano seguinte para Bruxelas antes que a proposta fosse aprovada nos respetivos parlamentos nacionais.

Os Estados-membros têm dificuldade em avançar na discussão, por exemplo, sobre as sanções a aplicar contra os países que permitam derrapagens importantes no seu défice.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.