Açores/Eleições

Líder do PS destaca investimentos na ilha das Flores

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, destacou os investimentos do Governo Regional, a que preside, na saúde e nas acessibilidades nas Flores, que promoveram o desenvolvimento da ilha e contribuíram para a “coesão regional”.



Durante uma visita à ilha das Flores, citado numa nota de imprensa do PS/Açores, Vasco Cordeiro destacou a importância dos investimentos para “reforçar a coesão" daquela Região Autónoma, dando o exemplo das obras de requalificação do centro de saúde, as obras no porto das Poças e no porto comercial das Lajes, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019.

“Com todos esses investimentos, uns de natureza mais conjuntural e outros de natureza mais estrutural, se faz a coesão e ajudamos ao desenvolvimento também desta parcela do nosso território”, refere o líder dos socialistas açorianos.

O também presidente do Governo Regional desde 2012 defende que a região deve continuar a prosseguir um “caminho” que assegure a mobilização de “recursos para acudir em situações em que é necessário acudir”, sem no entanto fazer esquecer o “conjunto de tarefas de natureza estrutural, para promover o desenvolvimento, para promover a economia e para promover o emprego”.

No comunicado, Vasco Cordeiro considera ainda os “serviços sociais, os serviços de saúde e de educação e do apoio social” como uma “condição essencial” para promover a “convergência” e a “coesão” da ilha das Flores “com o todo regional”.

Destaca, por outro lado, no comunicado, as intervenções já em curso no porto das Lajes, como a “proteção de emergência ao cais -5”, e outras que irão “arrancar em breve”, como a “construção de uma ponte cais” naquele porto.

Estas intervenções são um “compromisso não apenas ditado pelas circunstâncias do furacão Lorenzo”, como também permitem “o reafirmar de um compromisso com a coesão”, salienta.

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, na madrugada e manhã de 02 de outubro do ano passado, provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas.

Nas anteriores legislativas açorianas, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, contra 30,89% do segundo partido mais votado, o PSD, com 19 mandatos, e 7,1% do CDS-PP (quatro mandatos).

O BE, com 3,6%, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos expressos, também um.

O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares