Açoriano Oriental
Levantado o estado de emergência na Geórgia
O estado de emergência em vigor na Geórgia foi levantado às 15h00 (hora de Lisboa), no mesmo dia em que o Presidente Mikhail Saakachvili prometeu à oposição acesso aos «media» nas eleições presidenciais antecipadas.

Autor: Lusa / AO online
“O estado de emergência foi levantado e, a partir de agora, a situação voltou à normalidade”, declarou o ministro do Interior georgiano, Uta Utuachvili.

O Presidente da Geórgia decretou o estado de emergência de 15 dias a 07 Novembro, após a repressão de uma manifestação da oposição, que pedia a sua demissão e eleições legislativas antecipadas.

No dia seguinte, Saakachvili anunciou a realização de eleições presidenciais antecipadas para 5 de Janeiro.

Sobre a campanha eleitoral, o Presidente declarou hoje que “todas as forças políticas, a oposição, todos os cidadãos vão ter a possibilidade de fazer as suas actividades políticas na campanha eleitoral, incluindo o acesso à imprensa independente e aos canais de televisão”.

“Hoje, a vida na Geórgia volta à normalidade e decidimos levantar o estado de emergência. Anulámos estas restrições, que eram mínimas”, acrescentou Saakachvili no aeroporto de Tbilisi, antes de partir para Batumi, em Adjarie, uma província da Geórgia.

Entretanto, o candidato da oposição às presidenciais, Levan Gatchétchiladzé, apelou às autoridades para que autorizem a continuação das transmissões do canal televisivo da oposição, Imedi TV, interrompidas a 07 Novembro, alegando que sem isso o escrutínio não poderá ser “democrático”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados