Açoriano Oriental
Lagoa promove 23ª edição do Concurso de Maios

A Câmara Municipal de Lagoa leva a cabo, no próximo dia 1 de maio, a 23ª edição do Concurso de Maios, cujas inscrições a decorrer na Casa da Cultura Carlos César, terminam a 29 de abril.

Lagoa promove 23ª edição do Concurso de Maios

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

São admitidas a concurso pessoas singulares residentes na Lagoa, bem como grupos escolares e instituições coletivas sediadas no concelho. A avaliação será realizada por um júri e pelo público, através de uma votação na página da autarquia na rede social Facebook.


De acordo com nota de imprensa, a votação on-line poderá ser efetuada entre os dias 2 e 6 de maio, traduzindo-se o voto na colocação de um “gosto” na fotografia do maio escolhido. O 'Maio' mais votado pelo público via a rede social, terá 40 pontos, atribuindo-se aos restantes, e em função dos seus resultados, o número de pontos proporcional.


Por seu turno, a avaliação do júri terá em conta a originalidade e criatividade, a estética e harmonia, cores, formas e materiais utilizados e a mensagem subsequente ao 'Maio'.


De relembrar que esta tradição é uma “incontestável expressão da cultura popular, sendo um momento muito valorizado e que ocupa um lugar de relevo na memória coletiva do povo lagoense, em que a manifestação artística, criatividade e espírito reflexivo pretendem ser estimulados”, adianta a mesma nota.


Os 'Maios' são realizados pela população e expostos nas ruas, varandas, estradas e largos, junto de cada boneco ou sobre o próprio, está, na maioria das vezes, colocada a sua fala ou dizeres, por vezes em forma de verso, sendo que, geralmente, são revestidas de humor, sentido crítico e até satírico, referente à situação político-social que se vive no país.


Na realização desta iniciativa, a edilidade procura manter viva entre a população lagoense esta tradição, “para que não venha a ser apenas uma recordação dos mais antigos, mas sim, perpassar às novas gerações. Pretende-se, desse modo, estimular a criatividade dos participantes mais jovens, fornecendo-lhes aspetos da memória coletiva dos lagoenses”.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados