Açoriano Oriental
Lagarde vai recomendar ao FMI pagamento de nova tranche a Portugal
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que vai recomendar ao conselho de administração a aprovação do relatório sobre a quinta revisão do programa português, o que permitirá o pagamento de uma nova tranche do empréstimo.
Lagarde vai recomendar ao FMI pagamento de nova tranche a Portugal

Autor: Lusa/AO online

“Vou recomendar ao conselho [de administração do FMI] que aprove relatório do programa português, para que se possa pagar” uma nova tranche, afirmou Christine Lagarde, em conferência de imprensa, no final do Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro), que decorreu no Luxemburgo.

Durante a reunião de hoje do Eurogrupo, os ministros das Finanças da zona euro aprovaram o desembolso da próxima tranche da ajuda a Portugal, assim como a extensão, por um ano, do prazo para correção do défice.

De acordo com o programa de assistência, a nova tranche é de 4.300 milhões de euros (do envelope global de 78 mil milhões de euros), sendo que, deste valor, 1.500 milhões cabem ao FMI, que tomará uma decisão sobre o desembolso no final do mês.

O Eurogrupo aprovou hoje o pagamento de 800 milhões e, na terça-feira, o Ecofin (ministros das Finanças dos 27) deverá aprovar a transferência de 2 mil milhões de euros.

A decisão tomada hoje pelo Eurogrupo surge na sequência da quinta revisão do programa de assistência a Portugal, que ficou marcada pela polémica em torno das alterações à Taxa Social Única (TSU) propostas pelo Governo durante as conversações com a ‘troika’, mas que acabariam por “cair”, face à forte contestação que geraram, sendo substituídas por um aumento de impostos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados