Açoriano Oriental
Kremlin confirma cimeira tripartida de Putin com líderes arménio e azeri

O Kremlin confirmou que uma cimeira tripartida com os Presidentes russo e azeri e o primeiro-ministro arménio decorrerá na próxima segunda-feira na estância balnear russa de Sochi, para debaterem a situação do enclave de Nagorno-Karabakh.

Kremlin confirma cimeira tripartida de Putin com líderes arménio e azeri

Autor: Lusa/AO Online

“Por iniciativa da parte russa, as conversações tripartidas vão reunir a 31 de outubro em Sochi o Presidente russo, Vladimir Putin, o Presidente azeri, Ilham Aliev, e o primeiro-ministro arménio, Nikol Pachinian”, indicou o Kremlin num comunicado.

Na reunião, os três responsáveis vão abordar as “próximas medidas destinadas a reforçar a estabilidade e a segurança na região” do Cáucaso, segundo o Kremlin.

Reuniões separadas de Putin com cada um dos dirigentes estão igualmente previstas, acrescenta o comunicado.

Nikol Pachinian tinha anunciado na quarta-feira que iria deslocar-se na próxima segunda-feira à Rússia para esta cimeira, indicando não saber se o chefe de Estado azeri já tinha confirmado a sua participação.

A Arménia, aliada da Rússia, e o Azerbaijão, apoiado pela Turquia, enfrentaram-se em duas guerras ao longo das últimas três décadas pelo controlo de Nagorno-Karabakh, um enclave no território azeri cuja população é maioritariamente arménia.

A última guerra, no outono de 2020, fez 6.500 mortos e terminou com um cessar-fogo sob mediação da Rússia, que enviou para o local um contingente de forças de manutenção da paz.

Mas nos últimos meses, a União Europeia e os Estados Unidos assumiram a liderança das reuniões para negociar um tratado de paz, já que Moscovo estava concentrada na sua invasão militar da Ucrânia.

Apesar das tentativas de mediação ocidentais, a situação continua instável. Em setembro, pelo menos 286 pessoas morreram em novos combates na fronteira entre a Arménia e o Azerbaijão.

Em meados de outubro, Vladimir Putin tinha afirmado que convidaria Nikol Pachinian e Ilham Aliev para uma nova reunião conjunta na Rússia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados