Jovens reclusos em Ponta Delgada integram projeto piloto para reinserção social

Mais de uma dezena de jovens reclusos integram um projeto-piloto, que arrancou na segunda-feira no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, nos Açores, para dotar aquela população de competências que facilitem a reinserção social, foi hoje revelado.



Designado “Academia Empreendedora – Ativa o teu Potencial”, o projeto, envolvendo reclusos com idades até aos 35 anos, decorre ao longo de 10 sessões, percorrendo diferentes etapas, entre as quais a atividade “Empreendedor por um dia”, que permitirá aos jovens uma experiência real de criação de um micro negócio, explica o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

O projeto integra ainda o “Encontro com Empreendedores”, para que os participantes possam "conhecer e interagir com os protagonistas de histórias de desafio, aprendizagem e sucesso", culminando com a “Feira do Empreendedor”, segundo divulgou o Governo açoriano, que promove a iniciativa em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

"O objetivo é a capacitação dos jovens reclusos para a construção de novos percursos de vida e a sua reintegração sócio-profissional após execução da pena e consequente libertação", acrescenta o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

Em nota de imprensa, o executivo adianta que os jovens reclusos vão dinamizar este programa de promoção de competências empreendedoras e sociais, através de um "contacto intensivo com conceitos e práticas associadas ao empreendedorismo, como comportamentos e atitudes, inovação, gestão ou comunicação".

O programa culmina com a realização da “Feira do Empreendedor”, para que os jovens reclusos participantes possam apresentar e defender o seu projeto de empreendedorismo à comunidade.

A implementação do projeto-piloto no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, resulta de um protocolo assinado em janeiro pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e pelo Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves.

A Academia Empreendedora é implementada pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude.

Além da modalidade “Ativa o teu potencial”, destinada à população jovem reclusa nos Açores, inclui ainda a “Escola de Líderes”, que percorre todos os ciclos de ensino, incluindo o Universitário e o Profissional, bem como Instituições Particulares de Solidariedade Social, lê-se na nota.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares