José Manuel Bolieiro e Vasco Cordeiro representam Açores no Comité das Regiões

O Governo português vai indicar ao conselho da União Europeia os nomes do atual e ex-presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro e Vasco Cordeiro, respetivamente, para membros efetivos do Comité das Regiões.



Segundo um comunicado de imprensa do Governo dos Açores, as indicações “foram articuladas” com o primeiro-ministro, António Costa, e permitem "assegurar uma presença institucional do Governo dos Açores e de Portugal nesta instituição europeia”.

O executivo açoriano avança que as nomeações surgem “na defesa do superior interesse dos Açores” e permitem que o socialista Vasco Cordeiro assegure a presidência do comité em 2022.

Segundo o comunicado, a indicação de Vasco Cordeiro garante “que se cumpra o acordo alcançado no Comité das Regiões”, em fevereiro de 2020, que previa que o antigo líder do governo açoriano assumisse a presidência do comité em julho de 2022.

“Com esta solução, [Vasco Cordeiro] pode manter agora a posição de primeiro vice-presidente do Comité das Regiões, para que assuma posteriormente a presidência, o que representa a elevação da representação dos Açores”, lê-se na nota de imprensa.

O Governo dos Açores, liderado pelo PSD, considera ainda que a nomeação tem um “importante significado para a região” e para a “projeção externa de Portugal”.

A 12 de fevereiro, o então presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, foi eleito por aclamação primeiro vice-presidente do Comité das Regiões, num acordo entre as famílias políticas europeias que o levará a presidir à entidade no futuro.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024