Jornal Le Monde elege Lula da Silva "Homem do ano" 2009

Jornal Le Monde elege Lula da Silva "Homem do ano" 2009

 

Lusa/AO Online   Internacional   24 de Dez de 2009, 12:54

O diário francês Le Monde elegeu Luiz Inacio Lula da Silva como "Homem do Ano" em 2009, mais uma distinção no estrangeiro a juntar a várias que o Presidente brasileiro tem recebido ao longo do ano.

A distinção surge na edição de hoje do histórico jornal francês que, pela primeira vez em mais de seis décadas, escolheu destacar uma personalidade do ano.

O jornal elogia o líder brasileiro por ter dado uma nova imagem à América Latina, adiantando que Lula criou uma nação democrática e dinâmica que combate a pobreza, enquanto promove o crescimento económico.

"Pareceu-nos que pelo seu percurso singular de antigo sindicalista, pelo seu êxito na liderança de um país tão complexo como o Brasil, pelas suas preocupações com o desenvolvimento económico, a luta contra as desigualdades e a defesa do ambiente, Lula mereceu...o mundo", refere o jornal.

Desde que chegou ao poder em 2003, Lula da Silva tem acumulado prémios e distinções em todo o mundo.

Entre os mais recentes, contam-se a atribuição em Setembro do prémio Chatham House 2009 (Reino Unido), em Junho do galardão Félix Houphouët-Boigny, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e em Outubro de 2008 a distinção Dom Quixote de La Mancha (Espanha).


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.