Açoriano Oriental
Jacques Delors adverte para falta de esperança na Europa
Os cidadãos da União Europeia veem a Europa como sancionadora e perdem a esperança, afirmou o antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors no prefácio de um livro lançado a meses das eleições europeias
Jacques Delors adverte para falta de esperança na Europa

Autor: Lusa/AO online

"O que fizemos da Europa?" é o título da obra da autoria do jornalista Sébastien Maillard, correspondente em Bruxelas do jornal francês La Croix.

"A situação atual representa um risco para a democracia", considerou Delors.

"Os povos sofrem muito e começam a inquietar-se, incluindo nas economias mais sólidas. Querem ver gestos concretos da parte da Europa", apontou.

"Receio que digam que no fundo a Europa é alguém que está lá para sancionar, para multar, para obrigar. Onde é que está a esperança?", questiona o antigo presidente da Comissão Europeia (1985-1994).

"O funcionamento da Europa tem falta de pedagogia e de simplicidade", considerou Delors. "Quando os cidadãos não percebem como funciona o sistema (...) irritam-se e saem à rua", continuou.

"Uma visão do mundo, é o que falta aos nossos dirigentes. Se continuarmos assim, não vamos poder evitar o declínio e este declínio não será agradável para as gerações futuras", advertiu Delors, 88 anos.

O antigo presidente da Comissão Europeia afirmou, no entanto, estar convencido de que a Europa pode sair da crise, que considera a mais grave desde a segunda guerra mundial.

"O que precisamos é de dois ou três dirigentes que liderem e façam renascer o bom velho espírito" dos fundadores, defendeu Delors.

A mensagem é divulgada a poucos dias das eleições legislativas na Alemanha e a meses das europeias de maio de 2014.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados