Açoriano Oriental
IPMA elevou para15 os distritos portugueses sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para 15 os distritos de Portugal continental que estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada.
IPMA elevou para15 os distritos portugueses sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva

Autor: Lusa/AO Online

 

Aos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga juntam-se agora os de Évora, Faro, Beja e Portalegre, segundo nova informção disponibilizada pelo IPMA.

O IPMA colocou os 15 distritos portugueses em ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte e ocasionalmente de granizo, passando a regime de aguaceiros, a partir da tarde, havendo igualmente condições favoráveis a ocorrência de trovoada.

O ‘Aviso Amarelo’ é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do final da manhã e períodos de chuva no litoral norte e centro, estendendo-se progressivamente às restantes regiões, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão de neve acima de 1.400 metros.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado no litoral oeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora a norte do Cabo Raso até ao início da manhã, tornando-se gradualmente fraco de noroeste a partir do final da manhã e moderado a forte nas terras altas.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado de noroeste, rodando gradualmente para nordeste, soprando moderado nas terras altas até ao início da manhã e pequena descida de temperatura.

Nos Açores vai estar céu muito nublado, com abertas, tornando-se encoberto, períodos de chuva fraca para o fim do dia e vento sudoeste moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 16 graus celsius, no Porto entre 12 e 15, em Viseu e Vila Real entre 09 e 13, em Bragança entre 06 e 13, na Guarda entre 07 e 10, em Coimbra entre 12 e 15, em Castelo Branco entre 09 e 14, em Santarém entre 13 e 17, em Évora entre 10 e 15, em Beja entre 12 e 16, em Faro entre 15 e 19, no Funchal entre 12 e 20, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 13 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados