Açoriano Oriental
Conjuntura
Inflação na OCDE sofre aumento ligeiro para 3,1% em Julho
A taxa de inflação anual nos países da OCDE foi de 3,1 por cento em Julho, uma décima acima da do mês anterior, segundo dados revelados hoje por aquela entidade.
Inflação na OCDE sofre aumento ligeiro para 3,1% em Julho

Autor: Lusa/AO online
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) explicou, em comunicado, que a “estabilidade na taxa de referência reflecte parcialmente os movimentos compensatórios nos preços da energia e da alimentação”, com a energia a aumentar 13,5 por cento nos doze meses até Julho, menos uma décima do que em Junho, e a alimentação a ver os preços crescerem em 4,5 por cento, comparados com os 4,1 de Junho.

A organização composta pelas maiores economias do mundo salientou, ainda, que a China atingiu em Julho o maior valor de aumento de preços desde Junho de 2008, com a inflação anual a colocar-se nos 6,5 por cento em Julho.

Enquanto o Japão continuou a sentir movimentos de deflação no primeiro semestre do ano, Reino Unido e Alemanha assistiram a subidas dos preços, de 4,2 para 4,4 por cento no primeiro caso e de 2,3 para 2,4 no segundo, destacou a OCDE no comunicado.

Quer nos EUA quer em Itália a inflação mostrou-se estável, com o lado norte-americano a registar uma taxa de 3,6 por cento pelo terceiro mês consecutivo e a Itália a verificar uma inflação de 2,7 por cento.

Ao nível das economias em desenvolvimento, Brasil e África do Sul apresentaram aumentos da taxa de inflação, dando-se abrandamentos na Índia, na Indonésia e na economia russa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados