A Câmara Municipal de Ponta Delgada, juntamente com a Cáritas da Ilha de São Miguel, enviaram, para Cabo Verde, um contentor solidário com cerca de 6,5 toneladas de bens.
Em comunicado, a vereadora com o pelouro da Ação Social, Cristina Canto Tavares, enfatiza o “trabalho desenvolvido pela instituição” e a “relevância desta ação solidária” que tornou possível o envio de um contentor de “40 pés e com cerca de 6,5 toneladas de vestuário, material escolar, brinquedos, mobiliário, atoalhados” entres outros bens de primeira necessidade para a ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
“A construção de uma sociedade mais justa e sustentável faz-se através da partilha, da reutilização responsável de recursos e da criação de verdadeiras redes de solidariedade”, realçou a vereadora do município de Ponta Delgada.
De acordo com Cristina Canto Tavares, a autarquia “tem apoiado o transporte destes contentores para os países africanos de língua oficial portuguesa", salientando que este apoio traduz, "não só a visão humanista e solidária do executivo municipal, mas também o espírito generoso de toda uma comunidade que se mobiliza através dos seus donativos para ajudar quem mais precisa".
Esta iniciativa em parceria com a Cáritas de São Miguel, incluiu também a entrega de um envelope, das crianças que integram o ATL da Cáritas, com o slogan “Caritas é amor”, de modo a que o contentor, ao ser aberto em Cabo Verde, seja esta a primeira mensagem visual recebida pelas crianças do arquipélago de cabo-verdiano.
Recorde-se que a 12 de agosto do ano passado, Cabo Verde foi assolado por chuvas intensas que provocaram a morte a, pelo menos, nove pessoas, deixando cerca de 1500 pessoas desalojadas, especialmente na ilha de São Vicente, a mais afetada pela chuvas.
