Açoriano Oriental
Inflação em Espanha sobe para 2,3% em junho

Os preços em Espanha subiram 2,3 em junho, mais três décimas do que em maio, revelou o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE)

Inflação em Espanha sobe para 2,3% em junho

Autor: Lusa/AO Online

A inflação (subida dos preços comparando com o mesmo mês do ano anterior) subiu assim em junho em Espanha depois de três meses consecutivos de descidas.

Segundo o INE, o aumento da inflação em junho deveu-se à subida dos preços dos combustíveis e do gás, assim como e alguns alimentos, como carne, peixe e marisco.

A taxa de inflação subjacente (sem a energia e os produtos alimentares frescos, tradicionalmente os mais voláteis do cabaz de compras), manteve-se nos 2,2% em junho.

Quanto à evolução em cadeia (comparação com o mês anterior), os preços subiram 0,7%, comparando com maio.

Espanha acabou no final de setembro de 2024 com o IVA zero em alguns alimentos e repôs até ao final do ano passado todos os valores normais deste imposto sobre o consumo, terminando assim com quase três anos de medidas extraordinárias para controlar a inflação.

O Governo de Espanha adotou pacotes para responder à subida dos preços depois de no primeiro semestre de 2022 ter tido dos valores mais elevados da União Europeia (UE) e de em julho daquele ano ter registado a inflação mais alta no país desde 1984 (10,77%).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.