Açoriano Oriental
Saúde
Hospitais têm de registar tempo de chegada às urgências dos médicos
Os conselhos de administração dos três hospitais dos Açores vão passar a registar o tempo de demora da chegada às urgências dos médicos que estão de prevenção, anunciou o secretário regional da Saúde.
Hospitais têm de registar tempo de chegada às urgências dos médicos

Autor: Lusa/AO online
“Vamos dar orientações aos conselhos de administração dos hospitais para que procedam ao registo das chamadas de prevenção e o registo da hora a que o profissional chegou à urgência”, afirmou Miguel Correia, salientando que se trata de uma “medida pedagógica”.

Miguel Correia, que falava na sessão de abertura das X Jornadas de Médicos de Clínica Geral, na Horta, Faial, respondeu desta forma à contestação que se tem registado nos hospitais dos Açores, depois do governo regional ter suspendido parcialmente as prevenções médicas durante a madrugada em algumas especialidades, como psiquiatria, oncologia e estomatologia.

O secretário regional da Saúde salientou que, para quem acusa o governo de “pôr em causa a qualidade do serviço prestado aos utentes” com estes cortes nas prevenções, esta é “uma medida que vai certamente melhorar a qualidade do serviço”.

Miguel Correia anunciou ainda, para “combater o desperdício” no sector da saúde, a criação de um grupo de trabalho que pretende criar regras comuns em todas as unidades de saúde em relação às prescrições médicas e à utilização de meios complementares de diagnóstico.

O secretário regional da Saúde salientou ainda que o executivo regional pretende criar mais unidades de saúde de ilha e unidades de saúde familiar para combater a falta de médicos de clínica geral no arquipélago.

Segundo Miguel Correia, o governo pretende também aumentar o número de utentes por médico de família, que actualmente está fixado em 1500 doentes por médico.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados