Açoriano Oriental
Homem com mais de 50 anos casa com menina de nove
Um tribunal saudita declarou válido um casamento de um homem com mais de 50 anos com uma menina de nove, na cidade de Anidh, a noroeste de Riade, noticiou hoje o jornal saudita Al Riade.

Autor: Lusa/AO Online

A mãe da menor, citada pelo jornal que não a identificou, pediu às autoridades sauditas que impeçam o casamento.

"A minha filha ainda não sabe que está casada", disse. O casamento realizou-se em outra cidade e quando a menina se encontrava em casa dos pais em Anidh.

De acordo com o jornal, a mãe tinha pedido ao tribunal de Anidh o divórcio da filha, que o juiz negou, embora tenha assegurado que a menina pode pedir a separação quando for adolescente.

Em Julho passado, activistas sauditas de defesa dos direitos humanos tentaram impedir o casamento de um homem de 60 anos casou com uma menina de dez, na região de Hael, 600 quilómetros a noroeste de Riade.

A população de várias zonas desérticas e montanhosas da Arábia Saudita é muito conservadora e muitas tribos locais permitem o casamento dos filhos menores, tradição favorecida pela ausência de uma legislação que proíba essas uniões.

Nos últimos meses, vários intelectuais e activistas sauditas apelaram repetidamente para que a idade de casamento no reino seja aumentada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.