Açoriano Oriental
Papa
Guterres convida Leão XIV a visitar ONU e defende cooperação perante "mundo conturbado"

O secretário-geral da ONU convidou o Papa Leão XIV a visitar as Nações Unidas e comprometeu-se a continuar a cooperação conjunta na promoção da dignidade humana perante um "mundo conturbado", indicou o gabinete de António Guterres

Guterres convida Leão XIV a visitar ONU e defende cooperação perante "mundo conturbado"

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, o gabinete do porta-voz de Guterres esclareceu que a conversa entre os dois líderes aconteceu por telefone, durante a qual o secretário-geral "apresentou as suas sinceras felicitações à Sua Santidade e expressou o seu empenho em dar continuidade ao longo legado de cooperação entre a ONU e a Santa Sé para promover a dignidade humana, os direitos humanos, a paz e a justiça no mundo".  

O líder da ONU aproveitou a oportunidade para estender um convite permanente a Leão XIV para visitar as Nações Unidas, que tem a sua sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, país de origem do Papa. 

Guterres "espera reunir-se com a Sua Santidade para discutir esforços conjuntos para promover valores comuns no nosso mundo conturbado", concluiu a breve nota informativa. 

Em 08 de maio, dia da eleição de Robert Francis Prevost como novo Papa, Guterres já tinha expressado o seu desejo de trabalhar com Leão XIV na promoção da “solidariedade, reconciliação” e na construção de “um mundo justo e sustentável para todos”.  

Num comunicado oficial emitido logo após a eleição do sucessor do Papa Francisco, o ex-primeiro-ministro português felicitou o norte-americano Robert Francis Prevost pela eleição, assim como felicitou os católicos de todo o mundo por este momento histórico. 

Na ocasião, o líder da ONU frisou que a eleição de um novo Papa é um momento de profundo significado espiritual para milhões de fiéis em todo o mundo e “ocorre num momento de grandes desafios globais”, em que o “mundo precisa das vozes mais fortes em prol da paz, da justiça social, da dignidade humana e da compaixão”. 

Nesse sentido, Guterres afirmou que espera dar continuidade “ao longo legado de cooperação entre as Nações Unidas e a Santa Sé — nutrido mais recentemente pelo Papa Francisco — para promover a solidariedade, promover a reconciliação e construir um mundo justo e sustentável para todos”. 

“Apesar da rica diversidade de origens e crenças, as pessoas de todo o lado partilham um objetivo comum: que a paz esteja com todo o mundo”, referiu na mesma altura.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.