Açoriano Oriental
UE/Agricultura
Grupo de peritos para analisar crise de leite vai reunir-se com produtores
O grupo de alto nível criado há uma semana em Bruxelas para analisar a crise do sector do leite tem já definido um calendário mensal de trabalho, que inclui reuniões com as partes interessadas, nomeadamente produtores.
Grupo de peritos para analisar crise de leite vai reunir-se com produtores

Autor: Lusa / AO online
O primeiro encontro do grupo, criado e liderado pela Comissão Europeia e que integra peritos dos Estados-membros, reuniu-se na terça-feira pela primeira vez e definiu uma agenda de trabalhos, prevendo a realização de encontros mensais.

Na sua primeira reunião, o grupo de alto nível (HLG, na sigla inglesa) debateu uma série de questões sobre o sector.

A necessidade de haver contratos formais entre produtores e transformadores de leite, se devem ou não ser obrigatórios, como se pode garantir um tratamento igual aos produtores sem interferir na livre negociação e que papel devem ter as organizações de produtores neste processo são algumas das questões abordadas.

As próximas reunião do HLG estão marcadas para 10 de Novembro e 08 de Dezembro, devendo ainda incluir outras questões identificadas.

De qualquer modo, a partir de Novembro haverá ainda lugar a encontros com as partes interessadas, incluindo, entre outros, organizações de produtores, autoridades da concorrência nacionais, consumidores e distribuidores.

Na reunião de Janeiro serão ainda estudadas experiências de países terceiros.

Para Março de 2010 está planeada uma conferência sobre o sector do leite na União Europeia.

O grupo de peritos foi criado com o objectivo de propor medidas de médio e longo prazo para o sector do leite, tendo como pressuposto o fim das quotas de produção de leite, marcado para 2015.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados