Grécia: Acordo sobre nova tranche de empréstimos previsto para o fim do mês

A Comissão Europeia vai enviar nos próximos dias uma equipa de especialistas a Atenas para concluir um acordo sobre o eventual pagamento de uma nova tranche de empréstimos até final de setembro, após a Grécia ter anunciado novas medidas fiscais.


"Peritos da Comissão Europeia voltam a Atenas nos próximos dias para prestar ajuda técnica às autoridades gregas", disse o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.

Este regresso vai preparar o terreno para que todos os representantes da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) possam concluir os trabalhos no final de setembro, anunciou Olli Rehn.

A 'troika' tinha deixado inesperadamente o país no início do mês, devido à falta de progresso do Governo grego no cumprimento dos seus compromissos para a redução do défice.

Já hoje, o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, anunciou medidas suplementares de austeridade para 2011 avaliadas em “dois mil milhões de euros”, para contrariar a contínua derrapagem das contas públicas, nomeadamente a criação de um imposto especial sobre a propriedade imobiliária, facto que acabou por determinar o regresso da missão à Grécia.

Olli Rehn congratulou-se com os compromissos expressos pelo Governo grego para concluir totalmente as metas fiscais deste ano e tomar medidas de consolidação orçamental necessárias para cumprir esses objetivos.

"As decisões de hoje, incluindo o imposto sobre imóveis, vão permitir fazer um longo caminho para cumprir estes objetivos", disse.

Atenas tem "necessidade de cumprir estes objetivos e por em prática as reformas estruturais previstas para assegurar o financiamento destes parceiros", acrescentou.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares