Açoriano Oriental
Grécia: Acordo sobre nova tranche de empréstimos previsto para o fim do mês
A Comissão Europeia vai enviar nos próximos dias uma equipa de especialistas a Atenas para concluir um acordo sobre o eventual pagamento de uma nova tranche de empréstimos até final de setembro, após a Grécia ter anunciado novas medidas fiscais.

Autor: Lusa / AO online

"Peritos da Comissão Europeia voltam a Atenas nos próximos dias para prestar ajuda técnica às autoridades gregas", disse o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.

Este regresso vai preparar o terreno para que todos os representantes da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) possam concluir os trabalhos no final de setembro, anunciou Olli Rehn.

A 'troika' tinha deixado inesperadamente o país no início do mês, devido à falta de progresso do Governo grego no cumprimento dos seus compromissos para a redução do défice.

Já hoje, o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, anunciou medidas suplementares de austeridade para 2011 avaliadas em “dois mil milhões de euros”, para contrariar a contínua derrapagem das contas públicas, nomeadamente a criação de um imposto especial sobre a propriedade imobiliária, facto que acabou por determinar o regresso da missão à Grécia.

Olli Rehn congratulou-se com os compromissos expressos pelo Governo grego para concluir totalmente as metas fiscais deste ano e tomar medidas de consolidação orçamental necessárias para cumprir esses objetivos.

"As decisões de hoje, incluindo o imposto sobre imóveis, vão permitir fazer um longo caminho para cumprir estes objetivos", disse.

Atenas tem "necessidade de cumprir estes objetivos e por em prática as reformas estruturais previstas para assegurar o financiamento destes parceiros", acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados