Açoriano Oriental
Europa
Governo vai contratar empresa para fazer lóbi junto de instâncias europeias
O Governo açoriano vai contratar os serviços de uma empresa especializada para fazer lóbi junto das instâncias europeias, potenciando a rede de contactos e capacidade interventiva na pré-elaboração de legislação comunitária de interesse regional.

Autor: Lusa/AOonline
O director regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, adiantou à agência Lusa que a contratação deste serviço visa "chamar a atenção para as nossas potencialidades e condicionalismo contactando directamente com os responsáveis pelas pastas que interessam aos Açores".

    O concurso para a prestação de "serviços de lóbi a favor da Região Autónoma dos Açores" junto das instâncias europeias foi hoje publicado no Diário da República e em breve sairá no Jornal Oficial da Comunidade Europeia, indicou.

    Rodrigo Oliveira explicou que a apresentação de candidaturas terá início em Novembro, sendo posteriormente feita uma pré-selecção de cinco empresas finalistas, a quem o Governo Regional vai pedir que apresentem em concreto a sua forma de actuação e custo.

    Transportes, política regional, fundos comunitários, politica de coesão e investigação são alguns dos pontos da agenda legislativa a nível europeu que interessam, particularmente, ao arquipélago e onde os serviços da empresa especializada em lóbi poderão ser úteis à região.

    "Uma empresa de lóbi, com uma estrutura permanente de contactos, pode alertar-nos anteriormente para a pré-elaboração legislativa de assuntos como o mar, ambiente e alterações climáticas", afirmou Rodrigo Oliveira, alegando que este serviço "não substitui a acção do Governo é antes uma mais valia".

    Escusando-se a avançar quanto vai custar à região este serviço, Rodrigo Oliveira considerou que "não está inviabilizada a abertura de um escritório dos Açores em Bruxelas para fazer lóbi, mas assegurou que por agora esta hipótese "não está em cima da mesa".
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.