Açoriano Oriental
Pescas
Governo satisfeito com decisões da comissão de gestão da pesca do atum
O Governo Regional dos Açores considerou positivas as decisões adoptadas em Istambul, na Turquia, pela Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT), alegando que favorecem a pesca de tunídeos desenvolvida pela frota açoriana.
Governo satisfeito com decisões da comissão de gestão da pesca do atum

Autor: Lusa/AO online
A ICCAT, além de manter sem qualquer limitação em 2012 a captura de atum bonito, a espécie com maior rendimento na região e que abastece a indústria conserveira do arquipélago, aprovou também um plano plurianual de gestão que poderá traduzir-se numa melhoria das reservas de atum patudo, com benefícios a prazo para as pescarias açorianas, afirmou Marcelo Pamplona, subsecretário regional das Pescas.

Segundo Marcelo Pamplona, o plano plurianual que vai ser implementado entre 2012 e 2015 visa a protecção no Golfo da Guiné de juvenis da segunda espécie de tunídeos com maiores capturas nos Açores.

“Porque a frota açoriana não dispõe de cercadores nem utiliza dispositivos técnicos de agregação de atuns, fica fora das novas medidas de protecção, beneficiando de melhoria do ‘stock’ de patudo, uma vez que, havendo mais peixe, maior é a probabilidade da sua passagem pelo arquipélago”, frisou.

A ICCAT, enquanto entidade internacional gestora das capturas de atum no Atlântico, fixa as possibilidades de pesca para os vários operadores (países ou associações de países), cabendo à Comissão Europeia a redistribuição de quotas pelos estados-membros com base no historial de pesca das frotas comunitárias face aos limites autorizados.

Para o caso do atum patudo, o subsecretário das pescas salientou que Portugal deverá manter em 2012 a quota de 5.050 toneladas estabelecida para este ano, prevendo também a continuação do limite das capturas nacionais de atum voador nas 2.530 toneladas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados