Economia

Governo rejeita críticas sobre falta de verbas para candidaturas a fundos europeus no sector agrícola

O secretário regional da Agricultura dos Açores, Noé Rodrigues, considerou "absurda" a acusação feita pelo deputado regional do PSD/Açores António Ventura sobre a alegada falta de dinheiro para financiar as candidaturas que está a aceitar a fundos europeus.


"No mínimo, é absurdo dizer que o Governo Regional está a receber candidaturas para projectos financiados com verbas regionais e europeias sem ter enquadramento financeiro", afirmou Noé Rodrigues, em declarações aos jornalistas à margem da visita estatutária do executivo à ilha do Pico.

Para o secretário regional da Agricultura, "ainda maior absurdo é dizer que a aprovação dessas candidaturas depende de negociações com o Governo da República".

"Não é assim. Ou temos enquadramento financeiro ou não temos", frisou, recordando que recentemente o executivo açoriano suspendeu a recepção de candidaturas a um programa porque "os fundos se tinham esgotado".

Noé Rodrigues salientou a "abertura, franqueza e lealdade" que existe entre os executivos regional e nacional no sector da agricultura, salientando que "foi assim com os anteriores ministros e será assim com a actual".

Para o secretário regional da Agricultura, as declarações de António Ventura, proferidas na segunda-feira no final de uma reunião com a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, revelam o "nervosismo" do PSD perante a quantidade de candidaturas que têm sido apresentadas e o volume de investimento dos agricultores que elas envolvem, que representam o esforço que está a ser feito para modernizar o sector.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares