Açoriano Oriental
Pesca
Governo Regional garante investigação à suspensão de laboração na Lotinha Insular
O Governo açoriano garantiu hoje ter acionado os “mecanismos de fiscalização necessários” para averiguar as causas da suspensão de laboração da empresa de transformação de pescado da ilha de Santa Maria “Lotinha Insular”, que beneficiou de financiamentos públicos.
Governo Regional garante investigação à suspensão de laboração na Lotinha Insular

Autor: LUSA/AOnline

Na resposta a um requerimento apresentado pela deputado do PSD ao Parlamento regional Aida Santos, o Executivo esclarece, também, que os apoios concedidos à empresa foram atribuídos no quadro do programa comunitário PRODESA e mediante um protocolo assinado com o Instituto Financeiro da Agricultura e Pescas (IFAP).

No pedido de explicações dirigido ao Governo Regional, a parlamentar social-democrata sublinha que a “Lotinha Insular” foi inaugurada com “pompa e circunstância” em 2001, sendo então apresentado como uma “nova esperança” para a ilha de Santa Maria.

Passados 10 anos, “Sem capacidade de laboração, sem trabalhadores e com capital investido pelo Governo Regional, na ordem dos 80 por cento, [a Lotinha Insular] tornou-se num elefante branco na indústria de pesca”, sublinha Aida Santos.

Ao acusar o Executivo de não ter tido o “bom senso de acautelar o futuro”, a deputada do PSD refere que o processo de redução de trabalhadores na empresa começou em 2004.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados