Praia da Vitória

Governo Regional avança com plano de apoio às populações afectadas


 

Lusa/AO Online   Regional   16 de Dez de 2009, 09:05

O Governo Regional dos Açores decidiu avançar de imediato com um plano de apoio às pessoas afectadas pelo mau tempo que atingiu na madrugada de terça-feira o concelho da Praia da Vitória, na Terceira.

O plano destina-se a habitantes cujos bens foram danificados na sequência das chuvas fortes, abrangendo habitações, equipamentos domésticos e viaturas que foram arrastadas pelas enxurradas.

A decisão de avançar com este plano foi tomada terça-feira à noite, durante uma reunião que o presidente e alguns membros do Governo Regional realizaram na Terceira, depois de terem visitado as zonas mais afectadas pelo mau tempo.

Nesta reunião, em que também participou o presidente da Câmara da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, foi também definido um plano de prevenção para as zonas afectadas, que inclui as acções a realizar para consolidar e recuperar a rede viária, as pontes e as margens das ribeiras.

O executivo regional, segundo uma nota de imprensa divulgada no final da reunião, decidiu ainda apoiar a autarquia da Praia da Vitória nas intervenções que são da sua responsabilidade.

O primeiro-ministro, José Sócrates, falou terça-feira ao telefone com Carlos César, presidente do executivo regional, para se inteirar da situação e manifestar solidariedade com as populações afectadas.

As fortes chuvas que caíram na madrugada de terça-feira provocaram cerca de uma centena de desalojados, tendo danificado ou destruído dezenas de habitações e de viaturas.

As freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes, além de parte da cidade da Praia da Vitória, foram as mais afectadas pelas chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas, que provocaram inundações e enxurradas.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.