Autor: Lusa/AO Online
O plano destina-se a habitantes cujos bens foram danificados na sequência das chuvas fortes, abrangendo habitações, equipamentos domésticos e viaturas que foram arrastadas pelas enxurradas.
A decisão de avançar com este plano foi tomada terça-feira à noite, durante uma reunião que o presidente e alguns membros do Governo Regional realizaram na Terceira, depois de terem visitado as zonas mais afectadas pelo mau tempo.
Nesta reunião, em que também participou o presidente da Câmara da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, foi também definido um plano de prevenção para as zonas afectadas, que inclui as acções a realizar para consolidar e recuperar a rede viária, as pontes e as margens das ribeiras.
O executivo regional, segundo uma nota de imprensa divulgada no final da reunião, decidiu ainda apoiar a autarquia da Praia da Vitória nas intervenções que são da sua responsabilidade.
O primeiro-ministro, José Sócrates, falou terça-feira ao telefone com Carlos César, presidente do executivo regional, para se inteirar da situação e manifestar solidariedade com as populações afectadas.
As fortes chuvas que caíram na madrugada de terça-feira provocaram cerca de uma centena de desalojados, tendo danificado ou destruído dezenas de habitações e de viaturas.
As freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes, além de parte da cidade da Praia da Vitória, foram as mais afectadas pelas chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas, que provocaram inundações e enxurradas.