Açoriano Oriental
Governo reduz passivo do HDES com transferência de 16 ME

Secretaria da Saúde adianta que o reforço da verba decorreu em julho e que o passivo do HDES já é menor que o verificado no ano passado

Governo reduz passivo do HDES com transferência de 16 ME

Autor: Carolina Moreira

A Secretaria Regional da Saúde garante que o passivo do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, apresenta já uma redução até setembro de 2024, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O Açoriano Oriental noticiou no passado domingo que o passivo do HDES aumentou para 113 milhões de euros (ME) no final de 2023, um acréscimo de quase 18 ME face a 2022, segundo o Relatório e Contas do hospital consultado pelo jornal.

Em resposta a um pedido de informações, a Secretaria Regional da Saúde garante que este ano o passivo do HDES, até ao presente mês de setembro, ronda os 89 ME, “valor inferior ao período homólogo de 2023”, no valor de 102,9 ME.

A Secretaria adianta, no esclarecimento por escrito, que existiu “um aumento significativo nas transferências e subsídios correntes obtidos, no valor de 16 ME, que ocorreram no passado mês de julho, não se notando o mesmo aumento nos gastos, em período homólogo”.

E destaca que o reforço de verbas apenas foi possível com a autorização do Governo da República para que a dívida comercial fosse convertida em dívida financeira, num valor total de 75 milhões de euros.

De referir que a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi, já havia revelado ao AO a transferência de 40 ME para as Unidades de Saúde de Ilha (USI) que, em 2023, registaram um aumento de 6,8 ME no passivo para um valor que superou os 50 milhões de euros.

“Apesar de haver nesse ano uma evolução negativa, ao longo de 2024 a mesma já não se verifica, na medida em que foi feito um reforço de 40 milhões de euros, que já foi transferido para as USI. Este reforço veio permitir que fosse reduzido de forma bastante significativa o passivo, que efetivamente existia, mas [que] à data de 31 de agosto [de 2024] não se verifica e os resultados operacionais de todas as USI são efetivamente positivos”, afirmou no início do mês ao jornal.

Sobre o resultado líquido do HDES, a Secretaria Regional da Saúde afirma que, em setembro de 2024, o hospital já apresenta um resultado líquido de “11.802.978,59 euros positivo, ao contrário do período homólogo em 2023, que apresenta um resultado líquido do exercício negativo em 14.959.488 euros”.

No passado domingo, o AO deu conta de que o HDES fechou o ano de 2023 com um resultado líquido negativo, pelo segundo ano consecutivo, na ordem dos 19,2 ME. Valor que representa um acréscimo de 6,4 ME face ao resultado líquido negativo de 2022, a rondar os 12,8 ME, segundo o relatório e contas da instituição.

No esclarecimento, a Secretaria que tutela a área da Saúde realça, no entanto, que os valores apresentados para este ano de 2024 “não são definitivos”, uma vez que o ano só termina a 31 de dezembro, estando “sempre sujeito a alterações ao longo do ano”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados