Governo mantém apoios da “Palavra Açores” na época de 2026/202

Governo Regional dos Açores volta atrás na intenção, anunciada em janeiro, e vai manter os apoios no âmbito da relevância turística, conhecidos por Palavra Açores, aos clubes desportivos açorianos na temporada de 2026/2027.




O Governo Regional dos Açores vai manter a atual arquitetura de atribuição dos apoios de relevância turística aos clubes desportivos açorianos, vulgarmente conhecidos por “Palavra Açores” na temporada 2026/2027.

O volte-face - depois de no mês de janeiro ter sido anunciado o fim destes apoios após a conclusão da época em curso - foi anunciado ontem aos clubes pela secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto.

“Vamos manter os apoios no âmbito da relevância turística no âmbito do desporto”, anunciou Sofia Ribeiro aos jornalistas, após uma reunião de duas horas e meia com os clubes que na temporada em curso recebem apoios no âmbito da “Palavra Açores”.

As verbas, tal e qual como são atribuídas na presente temporada, vão ser distribuídas na época 2026/2027 e, de acordo com a governante, o Governo recuou na sua decisão devido a um “argumento de peso” apresentado pelos clubes nos últimos dias.

“Na sequência de várias interpelações que estes clubes nos têm feito nas últimas semanas, a dar-nos nota da imprevisibilidade que teriam se houvesse uma alteração agora face à preparação da próxima época. Esse para nós é um argumento de peso. Os clubes precisam de  ter a previsibilidade necessária  no que concerne ao planeamento da sua época desportiva”, realçou a secretária Regional que na reunião com os clubes, realizada na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, esteve acompanhada do diretor Regional do Desporto, Ricardo Matias.

Sofia Ribeiro deixou ainda o compromisso do Governo que  a verba necessária para cumprir com esses apoios está garantida para a temporada de 2026/2027.

O encontro serviu, de igual modo, para iniciar o processo de reformulação dos apoios a atribuir ao desporto açoriano a partir da temporada 2027/2028.

Para tal,  a tutela desafiou os clubes (e fará o mesmo com todas as associações de modalidade na Região) a enviarem propostas de alteração até 31 de março, com o objetivo de iniciar a criação de nova legislação regional que suporte os apoios do Governo aos clubes desportivos da Região Autónoma dos Açores.

Na ocasião, Sofia Ribeiro  esclareceu que o quadro competitivo do Campeonato de Futebol dos Açores também vai ser alvo de reformulação, alteração que deve ser implementada, tal como a nova regulamentação dos apoios, na época 2027/2028. Este facto significa que o atual modelo da prova promovida pelas três associações de futebol dos Açores vai terminar na próxima temporada.

No final do encontro de ontem, Carlos Morais e André Amaral, presidentes do Sporting da Horta e do União Sportiva, respetivamente, saudaram a iniciativa do Governo em manter os apoios na próxima temporada, dando conta aos jornalistas que a última tranche do pagamento dos apoios da “Palavra Açores” da época em curso já está a ser processada pelo executivo açoriano.

Os dois dirigentes mostraram-se recetivos a apresentar propostas que visem salvaguardar a participação dos clubes dos Açores em competições de âmbito nacional de forma digna e, como aconteceu até há poucos anos, com capacidade competitiva para disputar títulos nacionais, sem esquecer uma revisão dos chamados apoios complementares (apoios às estadias - alimentação e dormida - e transporte das comitivas dos clubes) que não são atualizados há mais de uma década.

PUB

Os Açores mantiveram em 2024 e 2025 um volume elevado e estável de exportação de carne bovina, com ligeiro aumento no último ano, segundo dados divulgados pelo SREA