Açoriano Oriental
Política
Governo e PSD não se entendem em relação à Base das Lajes
O secretário da Presidência do Governo dos Açores, André Bradford, garantiu esta sexta-feira  que não estão em curso negociações entre Portugal e os EUA sobre a utilização da Base das Lajes para treino de caças militares norte-americanos.
Governo e PSD não se entendem em relação à Base das Lajes

Autor: Lusa / AO online
“Vim reafirmar o que o Governo dos Açores tem dito sobre esta matéria. A Comissão Bilateral Permanente aguarda a análise técnica e militar das forças aéreas portuguesa e norte-americana sobre a hipótese de se criar um campo de treino de caças na Base das Lajes para que se possa passar às negociações”, afirmou.

André Bradford, que falava aos jornalistas depois de ter sido ouvido sobre esta matéria na Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa Regional, assegurou ainda que o executivo açoriano terá uma palavra a dizer sobre este processo.

Por seu lado, Clélio Meneses, do PSD, considerou que a audição do secretário da Presidência serviu apenas para “confirmar” o que o PSD já pensava sobre a questão.

"Ou o governo regional está à margem deste processo, o que é gravíssimo na perspectiva da defesa dos interesses da região, ou sabe alguma coisa e nada quer dizer, o que é mais grave ainda porque é um desrespeito para com os açorianos”, afirmou.

Clélio Meneses recordou que, a 8 de Julho, o então ministro da Defesa afirmou que a fase técnica de estudos estava concluída e que se iria passar a uma fase de negociação política.

Nesse sentido, questionou as declarações de André Bradford quando garantiu que não existem negociações politicas entre os dois países.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados