Açoriano Oriental
Governo dos Açores quer “sociedade mais justa” para deficientes

A Estratégia Regional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência dos Açores apresentada assenta em oito eixos estratégicos e terá um período de vigência de sete anos, indicou a secretária regional da Saúde e Segurança Social.

Governo dos Açores quer “sociedade mais justa” para deficientes

Autor: Lusa

A estratégia “demonstra o empenho que o Governo Regional, diariamente, tem para que se consiga alcançar uma sociedade mais justa, mais equitativa e, sobretudo, mais inclusiva”, afirmou Mónica Seidi.

A governante falava na sessão de apresentação da Estratégia Regional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência dos Açores, que decorreu num estabelecimento de ensino do concelho de Ponta Delgada.

Assente em oito eixos estratégicos, visa uma “sociedade mais justa”, acrescentou.

Os eixos estratégicos são a cidadania, igualdade e não discriminação, a promoção de um ambiente inclusivo, a educação e qualificação, o trabalho, emprego e formação profissional, a promoção da autonomia e vida independente.

Além disso, estão previstas medidas, serviços e apoios sociais, da cultura, desporto, turismo e lazer e do conhecimento, investigação, inovação e desenvolvimento.

Segundo Mónica Seidi, a estratégia hoje apresentada “materializada muitas das preocupações” do Governo Regional, tem uma vigência temporal de sete anos e está alinhada com a estratégia nacional.

A titular da pasta da Segurança Social referiu que os oito eixos estratégicos “envolvem vários departamentos do Governo Regional” e visa um documento “mais robusto e inclusivo” e, “sobretudo, que traga mais sucesso a quem dele possa vir a beneficiar”.

“Independentemente das nossas capacidades físicas, funcionais ou intelectuais, o que queremos dizer é que esta sociedade conta efetivamente com todos”, afirmou a secretária regional.

Mónica Seidi referiu ainda que as metas de 2024 da Estratégia Regional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência dos Açores não foram todas alcançadas, sendo o objetivo em 2025 e nos anos seguintes “recuperar e implementar o que não foi implementado”.

A governante considerou que os balcões da inclusão, que funcionam na Segurança Social, constituem uma “mais-valia e permitem uma maior proximidade”.

O Governo Regional dos Açores aderiu, através do Despacho n.º 2388/2022, de 17 de novembro, à Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 119/2021, de 31 de agosto, de “forma temporária e vigorando pelo tempo necessário à conclusão dos trabalhos para a aprovação de uma estratégia regional própria, mas adaptada às especificidades regionais”.

Na sequência da finalização da versão preliminar da Estratégia Regional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência nos Açores foram definidos os eixos e objetivos estratégicos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.