Açoriano Oriental
Governo dos Açores prepara último Plano e Orçamento da legislatura

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, valorizou esta sexta feira o caminho traçado pela região nos últimos anos, numa altura em que o executivo prepara o último Plano e Orçamento da legislatura, referente a 2020.

Governo dos Açores prepara último Plano e Orçamento da legislatura

Autor: AO Online/ Lusa

"Este será o Plano que concluirá esta legislatura. O dia de hoje, com as posições que foram expressas pelos parceiros sociais e partidos políticos, é bem elucidativo das mudanças que os Açores sofreram ao longo destes quatro anos", assinalou Vasco Cordeiro, falando aos jornalistas no final de um dia em que esteve reunido com os parceiros sociais e os partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa regional.

No início da atual legislatura, advogou o governante, discutia-se como é que se conseguiam trazer mais turistas.

"Hoje, o desafio é como é que lidamos, nos mais variados aspetos, como o aumento que se verifica do ponto de vista do acesso à nossa região", destacou Vasco Cordeiro, antes de falar também na evolução, por exemplo, no mercado de trabalho, no emprego qualificado e no setor da habitação.

O chefe do executivo açoriano lembrou ainda que, no próximo ano, será concluído o atual Quadro Comunitário de Apoio, salientando que o próximo Plano e Orçamento permitirá cumprir o compromisso do aproveitamento integral dos fundos comunitários que estiveram e estão à disposição da região.

Vasco Cordeiro recebeu hoje em Ponta Delgada os parceiros sociais e os partidos políticos sobre a preparação das propostas do Plano e Orçamento para 2020, que serão apresentadas à Assembleia Legislativa Regional em outubro.

O chefe do executivo esteve acompanhado nos encontros pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, que tutela a área orçamental.

Após esta ronda de audições, a anteproposta de Plano e Orçamento para 2020 será aprovada em Conselho de Governo, a que se seguirá, no final deste mês, a reunião do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores.

Depois de recolhidos os diversos pareceres do Conselho Económico e Social e dos Conselhos de Ilha, o Governo dos Açores reunir-se-á em Conselho para aprovar as propostas de Plano e Orçamento, que serão entregues, no final do mês de outubro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados