Açoriano Oriental
Covid-19
Governo dos Açores não abdica de manter “regras apertadas” nos lares de idosos

O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, disse esta sexta feira que o executivo não irá abdicar de manter as “regras apertadas nos lares de idosos”, uma vez que ainda não existem “condições de segurança” devido à covid-19.

Governo dos Açores não abdica de manter “regras apertadas” nos lares de idosos

Autor: Lusa /AO Online

“Não abdico para já de manter as regras apertadas nos lares de idosos e o seu confinamento para proteção do seu bem maior que é a sua vida”, declarou Artur Lima, que também tutela a Solidariedade Social.

O governante falava hoje na comissão permanente de Assuntos Sociais da Assembleia Regional, a propósito de um projeto de resolução do PS que recomenda ao executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM a implementação de medidas de apoio às famílias.

Antes da intervenção de Artur Lima, a deputada do PS Célia Pereira já tinha alertado para as consequências da pandemia de covid-19 na saúde mental dos idosos.

“Os idosos estão confinados há cerca de um ano com visitas muito restritas e contactos menos assíduos com os familiares e isso está a provocar um impacto muito grande na vida dessas pessoas, que estão isoladas, confinadas”, afirmou a socialista.

Em resposta, o vice-presidente destacou que o executivo açoriano é “sensível” às questões da saúde mental dos idosos, dando como exemplo a permissão de visitas aos lares no período do Natal.

“Naturalmente que um idoso que está confinado há praticamente um ano é uma coisa terrível, é terrível para o idoso e é terrível para a sua família e tanto que o governo foi sensível a isso que no Natal, sendo uma época mais de afetos familiares, permitimos as vistas a lares”, declarou.

Artur Lima reconheceu que “a saúde mental é muito preocupante”, mas ressalvou que “a vida está acima” dessa premissa e que “ainda não há condições de segurança” devido à pandemia de covid-19.

A deputada do PSD Vânia Ferreira questionou ainda o vice-presidente do executivo açoriano sobre a recetividade do Governo da República a uma carta enviada pelo Governo Regional a propósito dos apoios para encarregados de educação que tenham de ficar em casa com os filhos devido à pandemia de covid-19.

Artur Lima referiu que o executivo regional não recebeu qualquer resposta à missiva enviada em 21 de dezembro.

O deputado do Chega José Pacheco interveio para defender a possibilidade de os apoios aos encarregados de educação contemplarem aqueles que têm filhos até aos 14 anos (e não apenas até aos 12).

Já a parlamentar do CDS-PP Catarina Cabeceiras elogiou a “sensibilidade” do Governo dos Açores na “defesa da família” e no “apoio aos mais frágeis” durante a pandemia de covid-19.

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é liderado pelo social-democrata José Manuel Boleiro.

Além dos partidos do governo, o executivo é ainda suportado na Assembleia Regional pela Iniciativa Liberal e pelo Chega.

A região conta hoje com 93 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Foram detetados até hoje, nos Açores, 3.822 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 3.596 pessoas recuperaram e 29 morreram.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.441.926 mortos no mundo, resultantes de mais de 110,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.821 pessoas dos 794.769 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados