Açoriano Oriental
Governo dos Açores diz que a região é decisiva na estratégia nacional para o espaço

O secretário regional da Ciência e Tecnologia dos Açores disse que a região “é decisiva” na estratégia nacional para o espaço, na sequência do anúncio de que a agência espacial portuguesa terá sede na ilha de Santa Maria.

Governo dos Açores diz que a região é decisiva na estratégia nacional para o espaço

Autor: Lusa/AO Online

Segundo Gui Menezes, citado em nota de imprensa do Governo Regional, através da participação na Portugal Espaço, “os Açores poderão atrair empresas ligadas ao setor espacial que contribuam para a implementação de novas tecnologias e para o desenvolvimento de projetos neste domínio, contribuindo, assim, para a criação de emprego qualificado e para a prestação de serviços ligado às ciências e tecnologias do espaço”.

A agência espacial portuguesa deverá começar a funcionar até março, disse à Lusa o ministro da Ciência, Manuel Heitor.

A Portugal Space, como se designará a agência, irá promover "novas atividades e negócios" no setor espacial, em particular na observação da Terra com pequenos satélites, e "facilitar uma maior participação de Portugal nos programas europeus", da Agência Espacial Europeia (ESA) e da União Europeia, adiantou Manuel Heitor.

A ideia, segundo o ministro, é "dinamizar novas indústrias, novas empresas e criar emprego qualificado em Portugal" no lançamento e fabrico de pequenos foguetões e satélites.

A informação recolhida pelos microssatélites poderá ser aplicada na agricultura de precisão, na segurança marítima e no cadastro das cidades, exemplificou.

O secretário regional da Ciência e Tecnologia referiu, por seu turno, que, no âmbito de alguns projetos já em curso nos Açores e em “estreita colaboração” com a Agência Espacial Europeia (ESA), a Portugal Espaço deverá ainda garantir o suporte técnico e a necessária cooperação com vista à criação, avaliação e/ou aperfeiçoamento dos processos e serviços baseados em tecnologia aeroespacial.

Na ilha de Santa Maria será construído o já anunciado porto espacial para lançamento de microssatélites, uma iniciativa que partiu do Governo.

De acordo com o calendário fixado, é esperado que os primeiros lançamentos de pequenos satélites se iniciem na primavera ou no verão de 2021, depois de o contrato para a instalação e funcionamento da base ser assinado, em junho de 2019, com os consórcios 'vencedores'.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados