Açoriano Oriental
Governo dos Açores conta com os caçadores para continuar a garantir a sustentabilidade dos recursos cinegéticos

O secretário regional da Agricultura e Florestas afirmou, em São Miguel, que Governo dos Açores tem trabalhado em "estreita colaboração” com os caçadores e as suas associações representativas para continuar a garantir a sustentabilidade dos recursos cinegéticos no arquipélago.


Governo dos Açores conta com os caçadores para continuar a garantir a sustentabilidade dos recursos cinegéticos

Autor: Susete Rodrigues/AO Online


“Temos na Região caçadores responsáveis e com bom senso, com provas dadas ao longo dos tempos, sendo por isso importantes parceiros do Governo na implementação da estratégica cinegética regional”, salientou João Ponte, na abertura do I Fórum da Caça nos Açores, dedicado à sustentabilidade e aos desafios do setor.



Adianta nota do Gacs, que o governante apontou como exemplo o novo diploma sobre a gestão dos recursos cinegéticos e o exercício da caça nos Açores, um documento estratégico e orientador que teve em conta estudos científicos, preocupações ambientais, o respeito pelas diretivas comunitárias e os contributos das associações de caçadores e ambientalistas.



“Embora a caça acabe por ser, por vezes, geradora de críticas por parte dos defensores dos animais ou da natureza, a verdade é que esta atividade tem uma função insubstituível e reguladora ao nível da abundância das espécies cinegéticas, passíveis de poderem causar prejuízos na agricultura, na floresta e na flora endémica”, frisou o secretário regional.




Para João Ponte, o futuro da caça assenta num compromisso compartilhado de continuar a administrar os recursos cinegéticos para garantir às gerações futuras a sustentabilidade desta atividade secular e com tradição nos Açores.



O governante considerou que o I Fórum da Caça, evento que o Governo Regional pretende tornar anual e com realização noutras ilhas, é de extrema importância para refletir sobre a sustentabilidade e os desafios da caça nos Açores, algo que diz respeito a vários parceiros e não só ao Governo Regional.



Por outro lado, a caça pode efetivamente contribuir para a promoção da Região enquanto destino turístico de natureza, frisando o Secretário Regional que a "conjugação dos dois setores é possível e até complementar”.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.