Em comunicado, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas refuta “de forma categórica” as afirmações feitas pelo deputado do PS Lubélio Mendonça, que atribuiu “responsabilidade política” ao Governo Regional nos cancelamentos sucessivos nas ligações marítimas e de passageiros para o Corvo, na descarga de mercadorias e nos atrasos de transporte de gado vivo e escoamento do pescado, causando prejuízos diretos aos produtores locais.
“Nunca na sua história a ilha do Corvo foi abandonada desta forma por um Governo [Regional], com tão pouco investimento e sem capacidade para resolver problemas estruturais relacionados com transportes”, afirmou o deputado Lubélio Mendonça, citado numa nota divulgada pelo PS/Açores.
Na resposta, a Secretaria Regional, que tutela os Transportes, sublinha que a região tem sido sucessivamente atingida por condições meteorológicas severas, com “impacto direto e inevitável” na operação portuária e aérea, obrigando à suspensão de várias ligações, “procedimento que segue rigorosos critérios de segurança internacionalmente reconhecidos”.
Segundo o executivo açoriano, “qualquer tentativa de interpretar estes constrangimentos técnicos como falhas operacionais carece totalmente de fundamento”, considerando que “a desconsideração pelos impactos meteorológicos", que afetam as regiões autónomas e o território continental "contribui apenas para criar ruído, confusão e perceções erradas sobre o funcionamento do setor dos transportes".
O Governo Regional recorda ainda que tem feito “um enorme esforço, sem precedentes nos governos do PS”, adotando um navio dedicado ao Corvo (Thor B) e outro às Flores (Margarethe) para assegurar o regular abastecimento das duas ilhas desde que as condições meteorológicas o permitam.
Insistindo que as declarações do deputado Lubélio Mendonça são “pura demagogia”, o executivo acusa ainda o parlamentar de usar “o sofrimento das populações que estão sem receber bens, muitos dos quais essenciais, devido às condições atmosféricas severas, sobretudo ao nível da agitação marítima, para fazer politiquice”.
De acordo com a Secretaria Regional, está prevista a saída do navio Thor da Horta (Faial), com destino ao Corvo, na terça-feira, prevendo-se que descarregue mercadoria na quarta-feira.
Caso não seja possível concretizar a operação, o Governo dos Açores admite o recurso “a meios alternativos” para abastecer a mais pequena ilha do arquipélago, incluindo o apoio da Força Aérea Portuguesa, como aconteceu no inverno passado.
"Durante a governação socialista, a ilha do Corvo chegou a estar 50 dias consecutivos sem abastecimento marítimo", recorda o Governo dos Açores, presidido pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.
Governo dos Açores acusa PS de "pura demagogia" e garante abastecimento ao Corvo
O Governo açoriano refutou críticas sobre os transportes marítimos e aéreos para o Corvo e adiantou que o navio Thor sairá na terça-feira para aquela ilha, admitindo recorrer a alternativas caso a operação falhe, devido às condições atmosféricas
Autor: Lusa/AO Online
