Autor: LUSA/AO online
"Gostaria de aconselhar a que o líder do PSD [dos Açores] tenha mais cuidado naquilo que diz e que tenha mais rigor na forma como fala, porque se pretende ter credibilidade como líder do partido da oposição é preciso ter cuidado nos valores de que fala”, afirmou Sérgio Ávila, à margem da abertura do XV congresso nacional das freguesias (Anafre), em Ponta Delgada.
As declarações foram feitas depois de o presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, ter afirmado hoje que o Governo Regional socialista "fechou o terceiro trimestre de 2015" com taxas de execução orçamental “miseráveis de 42%”, e sublinhado que grande parte não foi conseguida com investimentos novos.
“Não podemos pactuar com taxas de execução orçamental miseráveis, de 42%, como estas com que o Governo fechou o terceiro trimestre de 2015. Isto quer dizer que prometem fazer e não cumprem. Isto quer dizer que investem em palavras e não em investimento produtivo”, afirmou Duarte Freitas numa conferência de imprensa, acrescentando que “a média nos últimos anos da taxa de execução anda nos 75%”.
O vice-presidente do Governo açoriano, com a pasta das Finanças, assegurou que a taxa de execução orçamental dos últimos três anos teve uma média de 92%, sendo que em 2013 foi de 96% e em 92% em 2014.
“Se fosse uma classificação escolar seria uma nota de 92%, o que é considerado, em termos académicos, excelente”, afirmou Sérgio Ávila.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”