Ciência e tecnologia

Governo aposta nas tecnologias espaciais para reforçar competitividade

Governo aposta nas tecnologias espaciais para reforçar competitividade

 

Lusa/AO online   Regional   7 de Dez de 2010, 10:48

As tecnologias espaciais estão no “centro das atenções” do Governo Regional dos Açores, no quadro dos esforços para reforçar o crescimento económico e a competitividade do arquipélago e criar novas oportunidades de emprego.
“Promovemos novas oportunidades de emprego qualificado e aumentamos a atractividade das nossas ilhas através da ciência e da tecnologia, esperando a fixação de quadros e novas empresas”, afirmou esta terça-feira José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente, que discursava em Lisboa no IV Fórum ‘Espaço – 10 anos de Portugal como Estado Membro da ESA’, recordou que se encontra na ilha de Santa Maria a única infra-estrutura da Agência Espacial Europeia (ESA) em território português.

“A Estação da Satélites de Santa Maria tem uma localização central no Atlântico que lhe confere características excepcionais”, frisou, recordando o seguimento de veículos lançadores como o Ariane 5 ou a participação na missão que colocou em órbita o Automated Transfer Vehicle (ATV) ‘Jules Verde’ que seguiu para a Estação Espacial Internacional.

No próximo ano, a estação da ESA em Santa Maria vai integrar a missão do ATV ‘Johanes Keppler’ e estará envolvida no lançamento dos satélites que vão constituir o sistema Galileo.

José Contente destacou ainda o papel desta estação na recepção de dados de detecção remota com aplicações na detecção de navios e na monitorização de derrames de hidrocarbonetos nos oceanos.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.