Açoriano Oriental
Dívida
Governador do Banco de Portugal critica "visão de muito curto prazo" de Estado e empresas
O governador do Banco de Portugal (BdP) criticou “a visão de muito curto prazo em matéria de dívida” tanto do Estado como das empresas, que optaram sempre por maturidades demasiado curtas e olharam para a crise como temporária.
Governador do Banco de Portugal critica "visão de muito curto prazo" de Estado e empresas

Autor: Lusa/AO online
“Não posse deixar de me espantar com o facto de nós termos olhado para a crise como uma crise muito temporária. Só isso é que explica que haja no perfil da dívida pública uma concentração de vencimentos em 2011 e 2012”, como a que existe, sublinhou Carlos Costa, numa apresentação no 4º Congresso dos Economistas Portugueses.

O governador do banco central explicou que no período que antecedeu a entrada no BdP era responsável pela parte financeira do Banco Europeu de Investimentos e também ele sentia a pressão dos seus colegas para procurar financiamento de curto prazo. “Éramos triplo A [rating máximo de notação da dívida], no curto prazo ficávamos com muitos pontos base abaixo da Euribor. Eu tive que me bater para manter uma duração média de oito anos e meio”, contou.

Em Portugal não houve essa preocupação. “Tínhamos que saber que a crise implicava uma nova normalidade completamente diferente”, afirmou o governador. “Houve uma visão de muito curto prazo em matéria de dívida, tanto das empresas como dos restantes agentes económicos” em relação ao endividamento, rematou Carlos Costa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados