Autor: Lusa/AO Online
Jorge Rita, presidente da FAA, disse, no intervalo de uma reunião daquele organismo que está a decorrer em Angra do Heroísmo, que “há uma grande descapitalização no sector devido à subida dos juros que se verificou desde 2006 até ao final do ano passado”.
Por esse motivo defendeu “a duplicação das linhas de crédito anunciadas, bem como a criação de uma outra com juros bonificados para garantir o fundo de maneio das explorações”.
Jorge Rita teceu críticas “à falta de solidariedade da indústria do leite ao impor uma elevada redução do preço do leite”.
Segundo o presidente da FAA “a crise internacional não pode justificar tudo e por este caminho os industriais estão a matar a sua galinha dos ovos de ouro”.
É que, acrescentou, a industria parece não querer qualidade no trabalho dos produtores que sem estímulos e sem lucros desmotivam-se para produzir mais e melhor.
Jorge Rita preconiza ainda a criação de uma outra linha de crédito esta destinada “a financiar os juros que os agricultores têm de pagar enquanto aguardam os pagamentos do governo pelos projectos já aprovados”.
Assegura que “sem estas medidas, a crise que ainda vai chegar com maior força ao arquipélago e a retracção nas compras por parte dos consumidores muitos produtores vão à falência”.
No sector da carne Jorge Rita admite que “está com um preço aceitável” e de momento “o sector não está afogado porque há escoamento do produto”.