Açoriano Oriental
Festival
Faial Film Fest tem 44 curtas-metragens em competição
A selecção oficial do V Faial Film Fest, que decorre de 2 a 8 de Novembro na Horta, Açores, inclui um recorde de 44 curtas-metragens, o que obrigou a alargar as sessões competitivas para três dias.
Faial Film Fest tem 44 curtas-metragens em competição

Autor: Lusa / AO online
 “O número e a qualidade dos filmes dos filmes inscritos reafirmou a credibilidade e a visibilidade que o festival tem vindo a alcançar no meio cinematográfico nacional”, salientou Luís Pereira, director do festival.

A lista de filmes inscritos incluiu este ano, pela primeira vez filmes provenientes dos três arquipélagos da Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias).

‘A Felicidade’, de Jorge Silva Melo, ‘Algo Importante’, de João Fazenda, ‘Arena’, de João Salavisa, ‘Corrente’, de Rodrigo Areias, e ‘3X3’, de Nuno Rocha, são alguns dos filmes seleccionados para a competição.

A secção competitiva do Azores Short Film Festival terá 44 filmes de curta duração, nos géneros de ficção, documentário, animação e experimental, ocupando as sessões competitivas três dos sete dias deste festival.

O júri do Faial Film Fest, presidido por João Paulo Macedo, integra a realizadora Raquel Freire, Maria Pimentel, em representação do Instituto do Cinema e Audiovisual, Rafael Barcelos, que representa a Direcção Regional de Cultura dos Açores, e Rita Freitas, presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes.

O programa da edição deste ano inclui uma homenagem ao realizador português Paulo Rocha, cuja presença está confirmada na Horta para assistir a uma sessão especial que lhe será dedicada.

Nesta sessão vai ser exibido o filme 'Verdes Anos', um dos principais trabalhos deste realizador.

Os realizadores Raquel Freire, Mário Barroso, Rodrigo Areias e João Salaviza também já confirmaram a presença na Horta.

O Faial Filmes Fest foi criado pelo Cineclube da Horta em 2005, na sequência da realização da I Mostra de Curtas-Metragens Faialenses, que pretendia divulgar e promover a criação cinematográfica, com especial relevo para a produção nacional, regional e local.

Inicialmente assumida como Festival de Cinema dos Açores, esta iniciativa abriu em 2007 à participação de realizadores de todo o país, surgindo agora como um festival vocacionado para as cinematografias dos arquipélagos do Atlântico Norte.

O Faial Filmes Fest, que já é o maior festival de cinema dos Açores e pretende ser um dos mais importantes realizados em Portugal, já recebeu nomes como o brasileiro Fernando Meirelles, que realizou filmes como "Cidade de Deus", "O Fiel Jardineiro" e "Ensaio sobre a cegueira"'.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados