Açoriano Oriental
Exame divulga ranking das 500 maiores e melhores empresas em Portugal
A revista Exame apresenta segunda-feira o ranking das 500 maiores e melhores empresas em Portugal, que apresentaram em 2006 um volume de negócios conjunto de 94.218 milhões de euros (61,1 por cento do PIB português).

Autor: Lusa/AO
Fonte oficial do grupo Impresa, que publica a revista mensal de economia Exame, disse à agência Lusa que os lucros somados das empresas que integram o ranking das 500 maiores e melhores empresas em Portugal subiram 41 por cento em 2006, atingindo 5.817 milhões de euros.

    Apesar destes resultados, as 500 sociedades consideradas representam apenas 0,05 por cento do total de empresas em Portugal e cerca de 6 por cento do emprego, com um total de 312.777 trabalhadores no ano passado, segundo a mesma fonte.

    O porta-voz da Impresa assinalou que mais de três quintos (60,8 por cento) das empresas que integram o ranking se situam na região de Lisboa e Vale do Tejo e correspondem a mais de 74 por cento das vendas, 68 por cento do emprego e quase quatro quintos dos lucros das 500 sociedades escolhidas.

    Com base em vários indicadores e rácios é escolhida a melhor empresa de cada um dos 26 sectores de actividade e, entre aquelas, é escolhida a melhor do ano, decisão que é ratificada por um júri constituído pela Exame, pela consultora Deloitte e pela Informa D&B Portugal, precisou.

    Os rácios para escolha das melhores empresas são os resultados líquidos, rentabilidade do activo, rentabilidade do capital próprio, rentabilidade das vendas aferida pelos resultados, valor acrescentado bruto por vendas e solvabilidade e liquidez geral, segundo a organização.

    O porta-voz da Impresa indicou que as empresas premiadas de cada sector e a empresa do ano são anunciadas segunda-feira num jantar em que estará presente o ministro da Economia, Manuel Pinho, e o presidente da Impresa, Pinto Balsemão, enquanto a revista estará nas bancas terça-feira.

    o mesmo responsável precisou que este é o 18º ano consecutivo em que é elaborado o ranking e premiadas empresas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados