Açoriano Oriental
Euribor 3 meses atinge máximo de 7 anos
As taxas de juro de mercado a três meses na Zona Euro atingiram hoje o máximo de sete anos, reflectindo a aproximação do final do ano e a continuação das restrições na concessão de crédito.
Euribor 3 meses atinge máximo de 7 anos

Autor: Lusa / AO online
A Euribor 3M fixou-se nos 4,858 por cento, acima dos 4,839 por cento de segunda-feira, registando o valor mais elevado desde Dezembro de 2000.

Esta taxa serve de indexante aos empréstimos à habitação de prazos mais curtos (a maioria desses créditos está indexada à Euribor a seis meses) e a muitos depósitos ou outros produtos de poupança.

Desde finais de 2005 que esta taxa mantém uma tendência de subida, mas o ritmo aumentou bastante a partir de Agosto último, após a agitação nos mercados financeiros na sequência dos problemas do crédito hipotecário norte-americano e das intervenções extraordinárias de vários bancos centrais injectando dinheiro nas economias.

Além disso, as preocupações com os financiamentos no final do ano, em que as necessidades de liquidez costumam crescer, e o desconhecimento das consequências totais do 'subprime' na banca estão igualmente a pressionar em alta a Euribor.

O acelerar do ritmo de subida das taxas de juro de mercado reflecte os receios e a subida do risco, verificando-se um diferencial pouco habitual em relação à taxa de referência fixada pelo Banco Central Europeu (cerca de 0,86 pontos percentuais).

A taxa do BCE encontra-se nos 4,0 por cento e o mercado continua à espera de que a autoridade monetária mantenha o preço do dinheiro inalterado ao longo de 2008, embora haja um risco elevado de corte de taxas, caso o crescimento económico seja mais modesto do que o esperado.

"Há uma falta de confiança entre bancos e os bancos eles próprios estão inseguros sobre as suas necessidades de liquidez no final do ano", disse hoje Nicholas Garganas, membro do conselho de governadores do BCE.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados