Autor: Lusa
“Prevê-se que o dia em que o centro do ciclone ISAAC esteja mais próximo do Arquipélago seja domingo (dia 29), passando a aproximadamente 600 km a oés-noroeste do Grupo Ocidental”, pode ler-se no mais recente comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A previsão do instituto continua a ser de rajadas de 60-65 km/hora [quilómetros/hora], ondas que atinjam os 4 a 5 metros de altura significativa, assim como precipitação por vezes forte especialmente nos grupos Ocidental e Central, detalhou ainda.
Pelas 21:00 de hoje (22:00 em Lisboa), o centro do ciclone tropical ISAAC encontrava-se a 1242 quilómetros a oeste dos Açores (ilha das Flores), com deslocamento para leste a uma velocidade de 26 km/hora.
Face ao anterior comunicado, Isaac mantinha-se como furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson.
O IPMA tinha adiantado hoje de manhã que, apesar de manter a direção da trajetória inicial, previa-se que o Isaac passasse “mais afastado” do arquipélago dos Açores e, por isso, os seus efeitos no estado do tempo da região seriam “menos sentidos”.
Segundo uma informação anterior, o IPMA esperava rajadas de vento até 80 km/h e agitação marítima com ondas de altura significativa entre cinco e sete metros.
Mantém-se a previsão de precipitação por vezes forte, especialmente nos Grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Graciosa, Terceira, Pico, Faial e São Jorge).
Os grupos Ocidental e Central vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva entre as 03:00 de sábado e as 12:00 de domingo.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA remete mais informações para um novo comunicado sobre a situação para as 12:00 de sábado (13:00 em Lisboa).